SEMANA DA PÁTRIA - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
SEMANA DA PÁTRIA
28/08/2017

Semana da Pátria

O início da semana da pátria ocorre em 1 de Setembro e vai até o dia 7 de Setembro. Durante essa semana é relembrada a história da independência do Brasil.

História da Independência do Brasil

A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas fases de mudança que permitiram que isso ocorresse.

Começando pela vinda da Família Real para o Brasil, quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil se desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.

Aqueles que ficaram em Portugal ficaram descontentes e começaram a pressionar Dom João para seu retornou a Portugal, que acabou ocorrendo tempos depois. Porém Dom João deixou seu filho, o Príncipe Regente Dom Pedro no comando do Brasil, tentando agradar os dois países.

Após assumir o comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era explorar os recursos do Brasil, tornando-o novamente uma colônia e resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite.

O Processo de Independência

Portugal então pressionou Dom Pedro a voltar para Portugal de forma imediata e determinou que representantes portugueses assumissem o governo, porém os fazendeiros e comerciantes mais influentes no Brasil, vendo o risco de perder as vantagens obtidas no governo de Dom Pedro, fizeram um grande abaixo assinado pedindo que Dom Pedro continuasse no Brasil e declarando o seu apoio e também iniciando as conversas sobre a independência.

Em 9 de Janeiro de 1822, ao receber o abaixo-assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase ?Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico?, passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.

Dom Pedro então nomeou para o governo aqueles que o apoiavam e eram a favor da independência do Brasil perante Portugal e determinou que todas as ordens vindas de Portugal teriam que passar por sua aprovação.

Grito do Ipiranga

Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de Dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro, que estava em viagem, recebeu o ultimato e achou inaceitável, e a margem do Rio Ipiranga selou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga ?Independência ou Morte?.

Pós Independência

Após a declaração de independência, Dom Pedro foi coroado imperador do Brasil tornando-se Dom Pedro I. Somente após algum tempo o Brasil foi reconhecido com soberano e Portugal exigiu pagamento de uma indenização para reconhecer o Brasil como País.

Semana da Pátria Curiosidades

Durante a semana da pátria são organizados diversos eventos como desfiles, homenagens e festas que procuram conscientizar a todos sobre a importância da pátria e da história do Brasil, bem como do dever de cada cidadão para com o seu país.