Plenário recebe com indignação, veto do prefeito ao projeto de lei do teste da “orelhinha”, “pezinho” e prevenção ao cân - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
12/04/2011

Vereadores recebem com indignação, veto do prefeito ao projeto de lei de autoria do Vereador Reginaldo Faria de Lima, que regulamenta teste da “orelhinha” e “pezinho” e também prevenção ao câncer de próstata. A regulamentação da criação de Lei de institui o teste da “orelhinha”, consiste na triagem auditiva neonatal, onde avalia a audição em recém nascidos, indicada por instituições no mundo todo, para diagnóstico precose de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população em geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos e a técnica utilizada é a de emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs), onde o exame é indolor e com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração por um tempo médio de 3 a 5 minutos. A surpreendente explicação para o veto foi como sendo a criação de despesas para o município, uma vez que não haveriam créditos previstos em orçamento, mas é sabido que não será necessário nenhum investimento para compra de equipamentos e com relação aos créditos, existe uma prática corriqueira nos órgãos públicos que é a criação ou suplementação de fichas orçamentárias para atender as diversas necessidades do município, medidas estas que chegam aos montes ao plenário desta casa, todos os meses, visando atender necessidades apontadas pelo executivo municipal, e estranhamente, para este caso não seria possível fazer estas suplementações...

Quanto à prevenção ao Câncer de Próstata, sabe-se que a próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. O câncer de próstata é o mais frequente em todas as regiões do Brasil. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, este é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%.

Quando a doença se dissemina para fora da próstata, seu progresso é lento, porém fatal. O diagnóstico do câncer de próstata consta de palpação digital da próstata (toque retal), da dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame de imagem da próstata (ultrassonografia, ressonância magnética). O PSA é uma substância produzida pela próstata que aumenta quando ela está doente. A presença de alteração do PSA não quer dizer que se trate de câncer, pois existem outras doenças que também levam a um aumento, entretanto, é um importante orientador para outras investigações. Estas medidas devem ser iniciadas aos 40 anos. Devem ser antecipadas em 5 anos na presença de maior risco, como no caso de história de câncer de próstata na família e para indivíduos da raça negra. Uma alimentação com base em gordura animal, carne vermelha e cálcio tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Já uma dieta rica em vegetais, selênio, vitaminas D e E, licopeno e ômega-3, tem indicado proteção para o desenvolvimento desta neoplasia. Alguns estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata.