MATAL 2016 - ANO NOVO 2017 - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
MATAL 2016 - ANO NOVO 2017
15/12/2016

Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro.

O Natal é considerado um feriado originalmente Cristão, mas com o passar do tempo foi disseminado para fora do âmbito religioso. Atualmente, o Natal é feriado em quase todos os países do mundo, independente da religião, todas as pessoas celebram esta festividade a sua maneira. As festividades do Natal começam no dia 24 de dezembro, quando um grupo de pessoas próximas (normalmente familiares e amigos) se reúnem para uma ceia – refeição a meia noite.

Origem do Natal

Tradicionalmente, o Natal é a data conhecida como do nascimento de Jesus Cristo, e é uma celebração típica da religião Católica. No século III d.C, a Igreja queria converter os povos pagãos para o Império Romano, para que eles passassem a comemorar o nascimento de Jesus. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que os três reis Magos levaram para entregar os presentes ao menino Jesus. O dia 25 de dezembro foi escolhido para que a data do nascimento de Jesus coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol", que comemorava o solstício de inverno. Atualmente, as pessoas costumam enfeitar árvores e fazer outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las no dia 6 de janeiro, data conhecida como o Dia de Reis.

Símbolos do Natal

O Natal é feito de muitos símbolos, como a árvore de Natal, sempre cheia de enfeites, o presépio, para simbolizar o nascimento de Jesus, músicas e decorações natalinas. O Natal também é a época do ano em que as pessoas costumam trocar presentes e mensagens carinhosas. Outro símbolo muito importante é o Papai Noel, que foi inspirado num bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia, e que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das suas casas. Nicolau foi consagrado santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele, e é por ele que as crianças esperam na noite de Natal.

O ANO NOVO é o nome que se dá a comemoração da passagem de um ano para o outro. Geralmente a celebração de ano novo ocorre começa na véspera da data. No mundo ocidental, incluindo o Brasil, o ano novo acontece em 1º de Janeiro.

Dia da Confraternização Universal e da Paz

Em 1968 o papa Paulo VI sugeriu que no dia de ano novo também fosse celebrado o dia universal da paz, que tinha como objetivo celebrar a paz e o amor entre as pessoas. Para o papa Paulo VI a data não deveria ser uma data só para católicos, mas para pessoas de todas as religiões. A partir de 1981 a ONU instituiu o dia 1 de Janeiro, como o Dia da Confraternização Universal, que passou a ser uma data celebrar como um momento de reflexão sobre o que queremos para o próximo ano, bem como a troca de mensagens de paz, felicidade, saúde e prosperidade.

A Origem da Celebração de Ano Novo

A comemoração do ano novo em 1 de Janeiro tem origem no calendário gregoriano e em um decreto do Imperador de Roma Julio Cesar e data de 46 a.C., em que determinava a data como uma celebração ao deus Jano, deus dos portões. Daí se origina o mês de Janeiro.

Os meses do ano como conhecemos são utilizados desde 700 a.C., porém a celebração do ano novo foi diversas vezes alterada, isso também se deve ao fato de várias culturas terem datas diferentes para contagem dos anos, porém mais recentemente com a expansão da cultura ocidental a data de 1 de Janeiro tornou-se majoritária nos países que a compõem.

Ano Novo no Brasil

Em países como o Brasil, Espanha, Itália, Reino Unido e outros, a data de 1 de Janeiro é um feriado nacional e geralmente é comemorada com muita festa. Na maior parte desses países ocorre a comemoração da virada do ano de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, com muitos fogos de artifício, que se tornaram tradição em muitos lugares, como no Brasil no Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados.

Existem também diversas profecias e crenças que envolvem a passagem de ano, como por exemplo simpatias para ter sorte, amor, dinheiro indo até profecias como a famosa virada do milênio, prevista por Nostradamus, que acreditava-se que o mundo poderia acabar na virada de 1999 para o ano 2000.

Cada país possui suas tradições. O brasileiros possuem o costume de realizar algumas simpatias para que o próximo ano seja cheio de bons acontecimentos. Entre elas estão pular sete ondas, comer uvas, lentilhas, usar lingeries de determinadas cores e mais.

O Ano Novo em outras culturas

Na China a comemoração da passagem de ano é feita geralmente entre o final de janeiro e começo de fevereiro, pois é utilizado o calendário lunar, sendo que cada ano tem um animal que representa um ciclo.

Já os judeus comemoram o ano novo entre setembro e outubro, no primeiro dia do mês de Tishrei do calendário judaico.

Nos países de religião Islâmica, o ano novo sempre ocorre em maio, que é o mês que ocorreu a emigração, quando o profeta Maomé se mudou da Cidade de Meca para Medina, a partir daí o povo islâmico passou a contar os anos, sendo que isso ocorreu em 622 d.C.