Jovens realizam debate com Vereadores sobre Juventude em Jacutinga... - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
Jovens realizam debate com Vereadores sobre Juventude em Jacutinga...
31/05/2011

Jovens realizam debate com vereadores sobre

juventude em Jacutinga

Uma pesquisa do IBGE mostrou que cerca de 30% dos jovens brasileiros envolve-se com política e assuntos de cunho social, o que podem considerados bons índices para o país. O jovem é o futuro do país, e como tal, deve estar antenado para o que acontece na política e na sociedade que o envolve. Claro que, em um país em que parte dos cidadãos não tem nem o que comer, esse processo é mais difícil e demorado, mas para aqueles que têm acesso à informação e a cultura, o engajamento é fundamental, para que todos os jovens sigam essa postura.

O tema, importante e interessante, se estendeu a um encontro do grupo de jovens Vivência Cristã, da Igreja Católica. Na manhã do dia 28, quatro vereadores: Marcos Tadeu Nicioli, Homero Luis Nardini, Marcelo de Paula e Ricardo Henrique Panizolo, representantes do povo, aceitaram o convite e estiveram no salão paroquial junto a mais de 80 jovens. Além de conhecer a carreira política de um vereador, o encontro também sanou dúvidas dos jovens presentes.

Os edis se reuniram em subgrupos e junto aos jovens conversaram e debateram sobre anseios e metas da juventude para Jacutinga. Muitas ideias foram pautadas em um contexto geral dos grupos, como opções de lazer, centros culturais, engajamentos de adolescentes para o primeiro emprego (Guarda Municipal), segurança em locais de maior presença dos jovens, atividade de urgência no combate às drogas, criação de uma Secretaria da Juventude em Jacutinga, entre outros.

A ideia do encontro foi tentar uma aproximação entre os jovens e a política, tirando a imagem negativa que muitos têm, de que política é chata, assunto somente de adultos. Além disso, mostraram a responsabilidade da atividade e da presença solidária dos políticos entre os jovens. Não foram feitos debates entre os convidados e muito menos entrevista sobre a vida pessoal, carreira política e assuntos atuais do cotidiano da Câmara.

O encontro trará benefícios futuramente, onde cada vereador, dentro das possibilidades, poderá acatar as ideias para seu plano de governo nas próximas eleições, assim como ter jovens eleitores apoiando sua candidatura, já que muitos votarão na próxima eleição. O Brasil não precisa de uma legião de revolucionários incandescidos, mas de uma juventude consciente de seus deveres e de seu poder, pois, apesar do que muitos pensam, os jovens podem e devem mudar esse país.