Gestão Responsável em Final de Mandato - TCE/MG - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
Gestão Responsável em Final de Mandato - TCE/MG
05/08/2011

Gestão responsável em final de mandato foi o tema central das palestras

Esteve em Pouso Alegre, servidor desta Câmara Municipal para participar de importante encontro técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – TCE/MG, com o objetivo de melhor capacitação junto a este tribunal no tocante às prestações de contas referentes ao final de mandato ou legislatura.

O primeiro dia de atividades do Encontro Técnico do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) contou com 275 participantes. Em sua segunda edição, o Encontro do TCE teve como objetivo capacitar os agentes públicos municipais e estaduais através de palestras sobre o tema “Gestão responsável em final de mandato”.

O Presidente do TCE-MG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, o Presidente da Câmara, vereador Moacir Franco, e o Prefeito Municipal, Agnaldo Perugini, deram abertura ao evento nesta quinta-feira (04). O Encontro, que já aconteceu em Belo Horizonte, Pirapora e Araxá, contou com o lançamento da edição especial da revista do TCE e palestras de funcionários do Tribunal e convidados.

Após abertura do evento, os participantes puderam acompanhar uma palestra com o Assessor da Secex do Tribunal de Contas da União- MG que falou sobre “Convênios”. A segunda palestra, intitulada “Controle Interno”, foi ministrada pelo Analista de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União/MG, Paulo Cesar Miranda Bruno. Em seguida, os servidores do TCE, Gustavo Silva e Natália Ferreira abordaram o tema “Sistema Informatizado de Contas dos Municípios- Sicom”.

Em um segundo momento do Encontro, a plateia pôde tirar suas dúvidas sobre “Divida e Endividamento, Operações de Crédito e Adimplemento Contratual”, com as servidoras Ana Luíza Werneck e Rita de Cássia Chió. Para encerrar o primeiro dia de palestras, os servidores Ana Elisa de Oliveira e Marconi Castro Braga, trataram da “fixação de Subsídio de Agente Político”.

Na sexta feira (05), o Encontro Técnico do Tribunal de Contas de Minas Gerais retomou as atividades com uma palestra dos servidores do TCE, Antônio Rodrigues e Carlos Alberto N. Borges, que abordaram o tema: “Despesas total com pessoal.” Em seguida, o tema debatido foi “Restos a Pagar”, com os palestrantes Paulo Fernando Filho e Márcio Ferreira Kelles, também servidores do TCE.