DIA 30 DE NOVEMBRO - AÇÃO DE GRAÇAS - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
DIA 30 DE NOVEMBRO - AÇÃO DE GRAÇAS
22/11/2017

Dia de ação de graças é celebrado nesta quinta-feira dia 24 de novembro.

Esta data foi instituída por lei em nossa cidade de Jacutinga, mas muita gente a desconhece no calendário

Ao contrário do que a maioria da população pensa, o dia de ação de graças não é uma data comemorada exclusivamente nos Estados Unidos. Hoje em dia já faz parte do calendário de vários países. Afinal, este dia representa o agradecimento pelas conquistas e graças alcançadas durante o ano. O costume de agradecer por graças alcançadas é histórico. É um ato que exclui raça, cor e religião. Segundo a Bíblia, saber agradecer é uma virtude.

Histórico - O dia de ação de graças foi criado nos Estados Unidos. Em 1620, peregrinos ingleses, fugindo da perseguição religiosa, chegaram à América, considerada por eles terra dos sonhos. No local, fundaram treze colônias. Com o passar dos anos, as dificuldades eram inúmeras, como o frio e falta de alimentos.

Durante este período, os índios os ajudaram ensinando o melhor modo de plantio e as técnicas do solo. No outono de 1621, tiveram uma colheita abençoada. Para agradecer tal conquista, montaram um banquete com o que tinha de melhor da colheita e então chamaram os índios e fizeram uma celebração em agradecimento á Deus. Foi então que nasceu o 'Thanksgiving Day', comemorado até hoje pelas famílias. A data ficou registrada sempre na 4ª quinta-feira do mês de novembro, estabelecida pelo Presidente Franklin Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

Brasil - A ideia de universalizar o dia de ação de graças partiu de um brasileiro. Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil em Washington, participava de uma celebração ao dia especial, no ano de 1909, na catedral de São Patrício. Ao final, o embaixador firmou publicamente seu voto: 'Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus'. Ele conseguiu sensibilizar o todo o povo com seu discurso e conhecimento que tinha sobre seu país e o histórico que já tinha passado como por suas origens, liberdade, soluções até direitos humanos.

A lei nº 781, de 17 de agosto de 1949, do presidente Eurico Gaspar Dutra, instituiu no Brasil o 'Dia Nacional de Ação de Graças'. Em 19 de novembro de 1965, um decreto regulamentou as comemorações e finalmente em 22 de setembro de 1966 determinou que o 'Dia de Ação de Graças' seja comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro também no Brasil. O Ministério da Justiça Brasileiro é o órgão responsável legalmente de promover a celebração.

Em Jacutinga, esta data foi declarada como Feriado Municipal, e apesar de não ser celebrada foi instituída pela Lei n.º 129 de 20 de dezembro de 1953, contudo ficou esquecida e somente a partir de uma pesquisa feita em 2015 é que esta lei foi encontrada, e como não foi revogada o feriado existe devendo ser respeitado.