Câmara Municipal de Jacutinga-MG - Home  
 
Home Vereadores Notícias Vídeos Leis Municipais Contato
 
A Câmara


A Cidade

 
Links Públicos
Assembléia Legislativa de MG - Clique Aqui
Governo de Minas - Clique Aqui
Cãmara dos Deputados - Clique Aqui
Senado Federal - Clique Aqui
Governo Federal - Clique Aqui
  NOTÍCIAS
Voltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
DENGUE - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
DENGUE
11/02/2016

A dengue é uma doença propagada pelo mosquito Aedes aegypt e causada por um dos quatro vírus da dengue que são intimamente relacionados. Os vírus que causam a dengue estão associados aos que causam a febre amarela e a febre do Nilo Ocidental.

 Estima-se que pelo menos 100 milhões de casos de dengue ocorram no mundo todos os anos. As regiões tropicais continuam sendo as mais afetadas. A seguir, as áreas com maior risco de infecção:

  • África Subsaariana - América Central - México - Caribe (exceto Ilhas Cayman e Cuba) - Ilhas do Pacífico - América do Sul (exceto Argentina, Chile e Paraguai) - Sudeste da Ásia - Sul da China - Taiwan - Regiões do norte da Austrália  

O número de casos nos Estados Unidos é muito pequeno. A maioria dos casos diagnosticados ocorre em indivíduos que contraíram a doença em viagens fora do país. No entanto, o risco de infecção está aumentando para residentes do Texas que moram em áreas de fronteira com o México. Além disso, têm aumentado os casos no sul dos Estados Unidos. Recentemente, em 2009, houve um surto de dengue em Key West, na Flórida.

 A dengue é transmitida pela picada do mosquito hospedeiro do vírus da dengue. Não há ocorrências de transmissão de pessoa a pessoa.

 Sintomas

 Para os que contraem a dengue, os sintomas começam, em geral, entre 4 e 7 dias depois da infecção inicial. Em muitos casos os sintomas são brandos. E podem ser mal interpretados como sendo de uma gripe ou outra infecção. Crianças pequenas e pessoas que nunca tiveram infecção podem apresentar uma forma mais branda da doença em comparação a crianças mais velhas e adultos. Os sintomas duram, em geral, cerca de 10 dias, e são os seguintes:

  • febre alta e repentina - dor de cabeça aguda - glândulas linfáticas inchadas - dores articulares e musculares extremamente intensas - erupção cutânea (que aparece de 2 a 5 dias após o início da febre) - náusea branda a intensa - vômito brando a intenso - sangramento leve no nariz ou nas gengivas - hematomas leves na pele
  • Complicações

          convulsões devido à febre - desidratação

Uma pequena porcentagem das pessoas que têm dengue podem apresentar uma forma mais séria da doença, a dengue hemorrágica.

 Dengue hemorrágica

 Os fatores de risco de contrair dengue hemorrágica são:

  • ter os anticorpos do vírus da dengue de infecção anterior
  • ter idade inferior a 12 anos  
  • ser mulher  
  • ser da raça caucasiana  
  • estar com o sistema imunológico enfraquecido

    Essa rara forma da doença é caracterizada por:

  • febre alta  
  • comprometimento do sistema linfático  
  • danos aos vasos sanguíneos  
  • sangramento pelo nariz  
  • sangramento pelas gengivas  
  • aumento do fígado  
  • falência do sistema circulatório
  •  

Os sintomas da dengue hemorrágica podem desencadear a síndrome do choque da dengue. A síndrome do choque da dengue é severo, e pode causar sangramento muito intenso e até mesmo a morte.

 Diagnóstico

 Os médicos usam exames de sangue para saber se há anticorpos virais ou a presença de infecção. Se surgirem sintomas da dengue, deve-se procurar atendimento médico ou de saúde para investigar se há presença de infecção.

 Tratamento

 Não há medicação ou tratamento especificamente para a infecção pela dengue. Quando há a suspeita de ter contraído dengue, deve-se usar medicamentos vendidos sem receita médica para aliviar a febre, a dor de cabeça e as dores nas articulações. No entanto, aspirina e ibuprofeno podem provocar mais sangramento e devem ser evitados.

 O médico examina o paciente, que deve descansar e ingerir bastante líquido. Caso o quadro piore depois das primeiras 24 horas - depois que a febre já cedeu - deve-se ir imediatamente a um hospital para ver se há complicações.

 Prevenção

 Não há vacina para prevenção da dengue. A melhor maneira de se proteger é evitar as picadas do mosquito e reduzir a população de mosquitos. Quando se está em uma área de alto risco, deve-se:

  • evitar áreas residenciais altamente populosas - usar repelente de insetos tanto em ambientes externos quanto internos.
  • usar camisas de manga comprida e a barra das calças presa dentro das meias.

  • usar o ar condicionado em vez de manter as janelas abertas.

  • verificar se as telas das portas e janelas estão bem conservadas e colocadas, e consertar eventuais furos.

  • usar redes de proteção contra insetos se as janelas não tiverem telas.

  • Reduzir a população do mosquito significa livrar-se das áreas onde o mosquito procria. Essas áreas envolvem qualquer lugar com água parada, como recipientes onde os pássaros bebem água, vasilhas de animais domésticos, vasos e jardineiras sem plantas e qualquer recipiente vazio. Esses locais devem ser verificados, esvaziados ou trocados regularmente.

 Se um membro da família já estiver doente, é importante proteger todos os outros membros das picadas do mosquito. Para evitar que a doença se espalhe, consulte um médico no momento que sentir qualquer sintoma da dengue.

 

  MAIS NOTICIAS
19/10/2017 :
02 DE NOVEMBRO - DIA DE FINADOS
15/10/2017 :
28 DE OUTUBRO - DIA DO SERVIDOR PÚBLICO
05/10/2017 :
15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR
01/10/2017 :
12 DE OUTUBRO - NOSSA SENHORA APARECIDA
01/10/2017 :
OUTUBRO ROSA
Outras Notícias 
Clique Aqui
Dr. Gilmar
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
André
Taguá
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Hélio do
Lago Jr
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Homero
Nardini
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Guilherme
Correa
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Agnaldo
Carecão
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Jorge
Cesário
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Lopes
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Fernando
Vilela
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Ricardo
Guina
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Carneirinho
Mais sobre este vereador    

 
  Endereço:
Rua Afonso Pena, 556 - Centro
CEP: 37590-000 - Jacutinga-MG
  Telefone:
(35) 3443-6602 / 3443-6331 / 3443-2637
  Cãmara Municipal de Jacutinga-MG - Home