15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR
05/10/2016

dia do professor pode ser considerado como um dos dias mais importantes para todos nós, pois é com ele que aprendemos a ser um cidadão consciente e bem educado para exercer nossa cidadania.

O professor é um mestre. Mestre é o Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que, nos ensinam as lições do ofício, semeiam em nós à vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas… Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é, um ser transmissor de verdades, de inverdades… Ser cultivador de amor, de amizades. Ser convicto de acertos, de erros. Ser construtor de seres, de vidas. Ser edificador. Movido por impulsos, por razão, por emoção. De sentimentos profundos, que carrega no peito o orgulho de educar. Que armazena o conhecer, que guarda no coração, o pesar de valores essenciais para a felicidade dos “seus”. Ser conquistador de almas. Ser lutador, que enfrenta agruras, mas prossegue, vai adiante realizando sonhos, buscando se auto realizar, atingir sua plenitude humana. Possuidor de potencialidades. Da fraqueza, sempre surge a força fazendo-o guerreiro. Ser de incalculável sabedoria, pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”. É… Esse é o valor de ser educador.

É por estas e tantas outras que neste dia gostaria de mais uma vez expressar a minha admiração por todos vocês. Desta forma deixo aqui a minha gratidão, e os meus parabéns e um forte abraço a cada um.