Câmara Municipal de Jacutinga-MG - Home  
 
Home Vereadores Notícias Vídeos Leis Municipais Contato
 
A Câmara


A Cidade

 
Links Públicos
Assembléia Legislativa de MG - Clique Aqui
Governo de Minas - Clique Aqui
Cãmara dos Deputados - Clique Aqui
Senado Federal - Clique Aqui
Governo Federal - Clique Aqui
  NOTÍCIAS
Voltar para a Página AnteriorEntre em contato conoscoIr para a Home Page
13 DE JUNHO - DIA DE SANTO ANTÔNIO - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
13 DE JUNHO - DIA DE SANTO ANTÔNIO
01/06/2017

Com certeza um dos santos mais populares da Igreja Católica é Santo Antônio, conhecido tradicionalmente como o "Santo Casamenteiro", este santo é o responsável por uma história de determinação, em meio às barreiras que lhe impediam de realizar grandes feitos de evangelização. Santo Antônio, cujo nome de registro é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa, em 1.195.

Muito Cedo, aos quinze anos, entrou no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho onde, em apenas nove meses, aprofundou tanto o seu estudo da Sagrada Escritura que foi chamado mais tarde pelo papa Gregório IX.

Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhes os passos e ser missionário.

Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Tudo teria dado certo se sua saúde suportasse o clima africano, porém foi obrigado a retornar para a Europa, onde ficou por algum tempo em um eremitério, perto de Forli, na Itália. Nessa época foi cozinheiro e levou uma vida totalmente obscura, até que seus superiores, percebendo o seu dom de oratória bastante desenvolvida, o estimularam a treinar durante nove anos, ocupando durante este tempo vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte. Antônio não somente mostrou capacidade em seus sermões com também por possuir um incrível conhecimento da Bíblia. Impressionava tanto um intelectual quanto as pessoas mais simples.

Por essas e tantas outras ações, Santo Antônio de Pádua e Lisboa é considerado um dos pregadores itinerantes mais famosos do século XIII.

Depois de tantas andanças, Santo Antônio teve sua morada fixa em 1229 no convento de Arcella, a poucos metros dos muros de Pádua (Itália) e dali saía para realizar suas pregações onde fosse requisitado.

Em 1231, seu sermão alcança o ápice de intensidade, porém foi neste mesmo ano que o santo foi acometido de uma doença inesperada que o obrigou a ser transportado para Pádua, não suportou e morreu em Arcella no dia 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi enterrado em Pádua e seu túmulo se tornou local de peregrinações. Toda essa popularidade que crescia entre seu povo talvez tenha sido o fator que fez com que, um ano após a sua morte, em Pentecostes de 1232, Santo Antônio fosse canonizado.

É importante ressaltar que Santo Antônio de Pádua e Lisboa é contemporâneo de São Francisco de Assis, "o trovador de Deus", que também lhe chamava carinhosamente de "o meu bispo".

A maioria de seus sermões foi preservada e esse fato, associado à sua reputação como grande erudito em assuntos bíblicos, lhe conferiu o título de doutor da Igreja.

Santo Antônio de Pádua e Lisboa é dotado de uma determinação eminente e isso foi abordado em muitas referências ao seu caráter. Em alguns livros é possível observar uma comparação entre a imagem que conhecemos através de suas estátuas e a sua verdadeira personalidade. "As estátuas de Santo Antônio que normalmente se vê, e que o representam como um homem jovem e efeminado, carregando o Menino Jesus e com um lírio, não lhe faz justiça. Era um homem forte e destemido, implacável contra os opressores dos fracos e contra o clero que não vivia de acordo com as regras, sendo chamado durante toda a sua vida de "inimigo mortal dos heréticos”.

           Em nossa cidade este dia de Santo Antônio é Feriado Municipal instituído pela Lei n.º 1000 de 13 de setembro de 1.994 de autoria da então Vereadora Marli Carvalho Canela, sendo este santo o padroeiro de nossa cidade.  

  MAIS NOTICIAS
20/05/2017 :
CONVITE - AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
02/05/2017 :
SESSÃO SOLENE DE ENTREGA DE TÍTULOS HONORÁRIOS
25/04/2017 :
1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO
10/04/2017 :
21 DE ABRIL - TIRADENTES
03/04/2017 :
PASCOA 2017 - 16 DE ABRIL
Outras Notícias 
Clique Aqui
Dr. Gilmar
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Jorge
Cesário
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
André
Taguá
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Guilherme
Correa
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Homero
Nardini
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Agnaldo
Carecão
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Ricardo
Guina
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Lopes
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Carneirinho
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Fernando
Vilela
Mais sobre este vereador    
Clique Aqui
Hélio do
Lago Jr
Mais sobre este vereador    

 
  Endereço:
Rua Afonso Pena, 556 - Centro
CEP: 37590-000 - Jacutinga-MG
  Telefone:
(35) 3443-6602 / 3443-6331 / 3443-2637
  Cãmara Municipal de Jacutinga-MG - Home