04 DE NOVEMBRO - INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO - Câmara Municipal de Jacutinga-MG
04 DE NOVEMBRO - INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO
01/11/2018

Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 deverá começa às 00h do dia 18 de novembro de 2018.

A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão ADIANTADOS em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.

Este ano o Horário de Verão deverá começar mais tarde por conta das eleições (inicialmente adiado pra 04 de novembro) e também do Exame Nacional do Ensino Médio (agora adiado para 18 de novembro, para não coincidir com as datas das provas. A decisão do presidente Michel Temer aconteceu a pedido do Ministério da Educação.

Embora seja dada como certa, a decisão tomada no dia 04 de outubro de 2018 ainda não foi publicada no Diário Oficial da União, o que se acredita virá a acontecer brevemente.

O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.

Quando o Horário de Verão chegar ao fim, os relógios devem ser ATRASADOS, ou seja, quando for 00h (meia-noite), a hora deve voltar para às 23h (11 horas da noite).

O Horário de Verão surgiu pela primeira vez no Brasil com o Decreto de Lei nº 20.466, de 1º de outubro de 1931, estipulando o adiantamento do relógio em uma hora em todos os estados do território brasileiro. Atualmente, os estados da região Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão.

O horário de verão existe atualmente em 30 países. A grande exceção são os países localizados na faixa equatorial, onde não existem variações de estações e o clima mantêm-se o mesmo em quase todo o ano.